quinta-feira, 24 de maio de 2012

Movimento da Mãe rainha


As Irmãs da Adoração no Santuário Original
Fonte: urheiligtum
As Irmãs de Maria de Schoenstatt, há mais de dez anos, assumem a adoração ao Santíssimo, no Santuário Original. Esse compromisso abençoado tem como objetivo, assegurar a oração pela Obra de Schoenstatt, no lugar de origem, e é assumido pelo Instituto das Irmãs de Maria, do mundo inteiro. A cada três anos, uma província está presente nessa sagrada missão. As duas províncias do Brasil já a assumiram e atualmente as Irmãs da Província Cenáculo (Chile) ali nos representam. Com alegria, transcrevemos uma entrevista com elas, publicada no site do Santuário Original.
- Quem são estas Irmãs de Maria, que sempre encontramos em adoração no Santuário Original?
Ir. M. Luisa: Somos uma pequena comunidade do Ramo da Adoração, das Irmãs de Maria de Schoenstatt, que tem como missão principal a adoração ao Santíssimo, no Santuário Original de Schoenstatt, nas intenções de toda a Obra de Schoenstatt, da Igreja e do mundo. Pe. José Kentenich, na Noite Santa de 1929, abriu o sacrário do Santuário Original para a adoração perpétua. A partir de então, sempre mantivemos a adoração dia e noite, em Schoenstatt, mesmo que nem sempre tenha sido possível realizá-la no Santuário Original. As Irmãs de Maria de Schoenstatt, as Adoradoras, assumiram esse desejo do Pe. Kentenich.
Ir. M. Rocío: Em 1998, surgiu em nosso Capítulo Geral, o desejo de voltar a abrir as portas do tabernáculos, no Santuário Original, todos os dias. Para que isso se realize, diversas comunidades das Irmãs de Maria, de todo o mundo, se ofereceram e continuam a se oferecer. Desde 1999, três Irmãs, de três em três anos, se revezam para esta grande missão. A Divina Providência nos fez o presente, de chamar a nós três como "instrumentos orantes" para preparar o jubileu da Aliança de Amor com a Mãe de Deus, selada pelo Pe. José Kentenich e os primeiros jovens, precisamente neste lugar.
Ir. M. Piedad: É uma experiência maravilhosa poder realizá-la, em nome de toda a Família de Schoenstatt, e uma alegria muito grande poder oferecer tantas pessoas e intenções concretas ao Senhor e à MTA, aqui no Santuário Original.
- Vocês creem que a Família de Schoenstatt no mundo é consciente que existe uma comunidade das Irmãs os representando ante o Senhor e a MTA, no Santuário Original? Como fazem isso concretamente?
Ir. M. Luisa: Não sabemos se são conscientes ou não, mas nós os representamos muito conscientemente e nos alegra muito poder fazê-lo. Em nossas horas de adoração e na reza do Ofício, oferecemos diariamente ao Senhor e a nossa Mãe as intenções do Santo Padre, da Igreja inteira, o apostolado da Obra de Schoenstatt, nos cinco continentes, as intenções pessoais que recebemos e as necessidades do mundo.
Ir. M. Rocio: Uma intenção especial de nossa oração é implorar o Espírito Santo para o caminho de entendimento com a comunidade dos palotinos, sobre o Santuário Original e tudo o que o cerca. Há pessoas que nos escrevem pedindo orações por suas necessidades concretas e rezamos também por todos os que enviam as suas intenções por meio do schoenstatt.org.
Ir. M. Piedad: Depositamos todas as intenções na talha do Capital de Graças, do Santuário Original, e nos dias 18, de cada mês, depois de renovar a Aliança, nós mesmas as levamos para queimar na patena, na Praça dos Peregrinos, junto ao Santuário Original.
- Poderia-se dizer então que o seu trabalho diário é rezar por toda a Família de Schoenstatt neste caminho de preparação para 2014?
Ir. M. Rocio: Nosso Pai e Fundador definiu assim a missão das Irmãs da Adoração: ser a força de amor, que pela oração, sacrifício e expiação, querem tornar fecunda a ação apostólica de nosso Instituto, de toda a Obra de Schoenstatt no mundo inteiro e da Igreja. Então, é este nosso trabalho diário...
Ir. M. Luisa: Junto conosco, há também outras comunidades de Schoenstatt nesta corrente diária de adoração. Por exemplo, a União Feminina, os Irmãos de Maria, as Senhoras de Schoenstatt. É uma experiência muito bonita de Cor unum in Patre - com o Pai, tudo pelo Santuário.
Ir. M. Piedad: No caminho de preparação para 2014 é também muito importantes a celebração da santa missa, cada sábado, às 7h15min, aqui no Santuário Original. Pe. José Garcia a presidiu durante muitos mêses. Nela, em cada sábado, nos unimos em aliança com um país do mundo. Ali também oferecemos as intenções que nos chegam pela internet.
- Irmãs, a essas alturas, todos os leitores querem saber algo mais sobre as senhoras. De onde vieram? O que faziam antes de chegarem ao Santuário Original?
Pois bem, eu sou a Ir. M. Rocio Garcia, venho da Espanha. Estou muito feliz em poder assumir esta maravilhosa missão no Santuário Original, desde setembro de 2011. Nos últimos anos, antes de vir para a Alemanha, meu tempo se dividia entre a coordenação nacional da Campanha da Mãe Peregrina, a Liga Apostólica Feminina e a pastoral do Santuário. Também participei na Secretaria Geral, que organizou a última Jornada Mundial da Juventude com o Papa, em Madri, em 2011. Estas intenções eu levo diariamente ao Santuário, em minhas orações.
Eu sou a Ir. M. Piedad Prieto, pertenço ao Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, desde 1990. Sou professora e trabalhei durante muitos anos como docente e diretora em um colégio, em Temuco (Chile). Há dois anos, pertenço ao Ramo da Adoração, em nosso Instituto, em Santiago, no Chile, o que é um grande presente. Isso me preparou para este tempo aqui em Schoenstatt. Também tive a responsabilidade pelo postulantado do último curso de nossa comunidade, no Chile. Estou muitíssimo agradecida por todos estes presentes recebidos de Deus e, especialmente, por esta grande e imerecida missão que me foi confiada agora.
Sou a Ir. Maria Luisa Mansilla. Como Irmã de Maria, pude trabalhar em minha profissão, educadora no jardim da infância, e também na pastoral e missões universitárias. Agora, começo a viver o meu quarto ano, como Irmã Adoradora. O que mais posso dizer? Minha maior alegria é ser guardiã de nosso Santuário Original. Esta é a mais bela tarefa que foi confiada.
Agradecendo essa iniciativa da schoenstatt.org, queremos terminar dizendo que este ano especialmente dedicado ao Santuário, no triênio, em preparação aos 100 anos da Aliança de Amor, é um convite para que toda a Família de Schoenstatt no mundo, nos unamos espiritualmente - mas, de modo muito real - ao Santuário Original, o lugar escolhido por Deus para selar a Aliança de Amor do Pe. Kentenich e aqueles primeiros jovens, para enriquecer a Igreja e o mundo. Hoje, quase cem anos depois, o Santuário Original continua a ser uma conquista e uma responsabilidade de todos, ele pertence a todos e só contando com a entrega de todos poderá continuar a ser fecundo em graças para os próximos cem anos.
Com muita alegria, nós os representamos, a todos e a cada um, aqui em nosso lugar de origem. Com alegria, rezamos por todas as intenções concretas que nos confiam. Muito obrigada!
Ir. M. Piedad – Ir. M. Rocío – Ir. M. Luisa

Nenhum comentário: